"Vem vacina, vai de bike!":

A Tembeci, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, encabeçou uma iniciativa junto ao Itaú Unibanco, às prefeituras e órgãos de saúde das cidades em que atua, para promover o acesso de bicicletas aos drive-thrus de vacinação, até então dedicados aos veículos e motos. A adesão ao Plano Vacina, que oferece viagens de bike gratuitas nas duas doses da campanha de vacinação da Covid-19, já ultrapassa 5 mil usos desde maio e chamou a atenção de novas prefeituras para contribuir para o movimento, se mobilizando, inclusive com filas exclusivas para ciclistas nos postos de vacinação.
Além de unir órgãos públicos ao movimento, o projeto “Vem vacina, vai de bike” tem como objetivo incentivar a vacinação oferecendo uma opção segura e econômica de deslocamento para as pessoas, evitando aglomerações e contribuindo para o distanciamento social, bem como reforçar a bicicleta como meio de transporte ao incluí-la nos fluxos de acesso dos pontos de vacinação.
O professor Moisés Leonardi é usuário do Bike POA desde o início do projeto e aproveitou o Plano Vacina. “Utilizo para tudo e além de ser econômico, também acredito que a questão ambiental é um fato importante na minha decisão em pedalar. Durante a pandemia, a bike está sendo uma grande aliada, pois evita aglomerações e chego mais rápido até o trabalho. Quando recebi a notificação do Plano Vacina fiquei muito feliz e recompensado e novamente a bike foi uma parceria, dessa vez para a vacinação. Espero que mais pessoas utilizem o modal, não só para se vacinar, mas como meio de transporte”, conta.
“A bicicleta já é consolidada como meio de transporte em muitas cidades e entendemos que seria fundamental incluir os ciclistas para entrada nos drive-thrus de vacinação. Por isso, no início da campanha, deixamos o convite para que todas as prefeituras do país façam adesão ao movimento e o retorno está sendo satisfatório, com a adesão do Bike Thru em Salvador. E na medida que avançam as vacinações nas cidades, ressaltamos a importância da campanha em ganhar velocidade. Unimos o acesso à vacina e a democratização do uso das bicicletas em uma só ação e esperamos que essa iniciativa ajude na missão de cada vez mais brasileiros serem vacinados” comenta Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.
A Prefeitura de Salvador realizou no último dia 17, o 1° Bike Thru Solidário. A iniciativa foi um convite aos ciclistas da cidade para provar que a solidariedade também vem de bike. O objetivo foi arrecadar itens essenciais de higiene que serão direcionados a crianças e adolescentes. Porto Alegre também deu início a um grande fomento do uso da bike para se vacinar nos pontos de vacinação da cidade.
Para Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, a iniciativa vai trazer impacto positivo em um importante momento de enfrentamento à pandemia. “A bicicleta é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como o meio de transporte mais seguro para combater a propagação do novo coronavírus. Quando isso se alia à ampliação do acesso da população à vacina, o impacto positivo para a sociedade é ainda maior”, comenta a executiva.
Para ampliar o número de prefeituras e demais órgãos públicos envolvidos, a Tembici também criou uma estratégia de defesa e argumentação, na página da campanha, com materiais gráficos e manual que facilitam e guiam a implementação do Vem Vacina, Vai de Bike. Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site oficial.
Como conseguir a gratuidade das bikes compartilhadas
- Baixar o app Bike Itaú ou app Tembici (para usuários de Vila Velha) e acessar/criar conta;
- Selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRA se estiver indo tomar a primeira dose e SEGUNDA se estiver indo tomar a segunda, para liberar a gratuidade
Os planos são válidos por 24h após ativados, e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.
Higienização e cuidados ao pedalar
Como reforço de segurança aos usuários, desde o início da pandemia foram inseridas etiquetas nas bicicletas com recomendações de uso e cuidados a serem tomados pelos usuários, como usar máscaras durante as viagens, higienizar as mãos antes e depois de pedalar e evitar contato com os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos.
Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. A Tembici também implementou a liberação de todas as bicicletas do Bike Itaú por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.
Autor: ,postado em 30/07/2021
Comentários
Não há comentários para essa notícia