Mais eficiente, novo sistema agiliza atendimento e inibe trotes no Samu

Mais eficiente, novo sistema agiliza atendimento e inibe trotes no Samu
O novo sistema também acelera o tempo de resposta às chamadas emergenciais que, em média, é de 30 minutos. Funcionando em plantão de 24 horas, o Samu Mais reúne de seis a oito profissionais por turno, entre atendentes e médicos reguladores.
Desde o início da pandemia, em especial no período entre março e julho de 2020, o atendimento do Samu 192 viu o número de chamadas saltar de uma média de 8 a 9 mil contatos por mês para 14 a 16 mil ligações a cada 30 dias. Atualmente, a média mensal é de 13 mil chamadas de emergência, mantendo o aumento médio de 60% atingido no ano passado. Em relação às chamadas falsas, também conhecidas como trotes, o Samu Mais registra e conserva os dados de quem realiza esse tipo de ligação, podendo o atendente repreender o indivíduo no ato da infração.
“Com a aquisição do sistema próprio – o anterior era federal –, tínhamos muita dificuldade em alterar ou adequar o serviço às nossas necessidades, principalmente se precisássemos inserir alguma nova funcionalidade. Logo, a grande vantagem é poder adequar novas funcionalidades que facilitam o trabalho. Tanto que, desde o início da nova operação, já fizemos muitas inserções, alterações e aperfeiçoamentos, podendo mexer sem reservas. Nosso grande desafio hoje é reduzir cada vez mais o tempo de resposta, com envio da ambulância ou orientação”, explica o coordenador médico do Samu, Antonio Fernando Costa.
O gestor afirma que o grande impacto da implantação do Samu Mais foi a praticidade na inserção de dados e manipulação do sistema. “Anteriormente, quando recebia uma ligação, o telefonista precisava inserir manualmente telefone e dados do cidadão, coisa que agora é feita automaticamente pelo sistema, por exemplo.”
Costa aponta também outra mudança possibilitada pelo sistema. “Há casos em que o próprio atendente tem liberdade para acionamento automático de ambulância, sem necessidade de triagem ou regulação, a exemplo de acidente de trânsito, capotamentos, batidas, incidentes com armas de fogo, ou seja, de gravidade já instalada. Antigamente isso era feito de forma verbal entre os atendentes e reguladores. Agora é automático, dando mais celeridade ao atendimento”, complementa.
Quando chamar – O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, sejam elas residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço pode ser acionado nas seguintes situações que oferecem risco de vida ao cidadão: problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, maus tratos, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Caso identifique uma destas situações, basta ligar gratuitamente para o número 192, não sendo necessário cartão telefônico ou crédito no celular, por exemplo. É importante ressaltar que passar trote é considerado crime pelo código penal brasileiro e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção, além de condenação a pagamento de multas, podendo, ainda, ter as penalidades duplicadas em situações de calamidade pública, a exemplo de períodos de pandemia, como a de Covid-19.
Autor: ,postado em 29/06/2021
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