Preço do petróleo retorna a níveis de 2018

O preço referência dos EUA ultrapassou US $ 70 o barril na sexta-feira, antes de recuar ligeiramente, e o petróleo Brent atingiu mais de US $ 72 o barril durante a sessão.
A demanda por petróleo deve se recuperar fortemente este ano, de acordo com analistas de bancos e do chefe da IEA, Fatih Birol. Enquanto isso, a perspectiva de o petróleo iraniano começar a fluir livremente para os mercados diminuiu um pouco, de acordo com um executivo da Mizuho.
“Há muito espaço para ganhos aqui”, disse Bob Yawger, chefe da divisão de futuros da Mizuho Securities, citado pela Bloomberg na semana passada. “O verão e a reabertura da economia trazem perspectivas otimistas para a demanda” e “parece muito menos provável que tenhamos barris iranianos em breve do que na semana passada”.
A dinâmica do lado da oferta também oferece razões para alta. Os excessivos estoques globais de petróleo foram drenados e agora até se fala em escassez.
“O mundo corre o risco de um grave déficit de petróleo e gás”, disse o presidente-executivo da gigante energética estatal russa Rosneft neste fim de semana no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. “O mundo consome petróleo, mas não está pronto para investir nele.”
“O consumo de petróleo continuará crescendo apesar de uma queda relativa em sua participação na matriz energética global”, disse Sechin durante um painel.
Os movimentos de preços mais recentes podem estar associados pelo fato de que a AIE revisou radicalmente suas expectativas para a recuperação da demanda de petróleo, agora esperando que ela atinja os níveis pré-pandêmicos dentro de um ano, em vez de em dois anos.
Esta é a mesma AIE que disse que os investimentos em novas explorações de petróleo e gás precisam terminar este ano se o mundo quiser atingir suas metas líquidas zero de emissão de carbono. Em resposta, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, disse que isso poderia elevar os preços do petróleo para US $ 200 por barril.
Esses níveis de preços são difíceis de imaginar agora. Ainda assim, o preço do petróleo de mais de US $ 75 ou até acima por barril para o Brent acaba de se tornar muito mais realista do que há apenas um mês.
Nesta segunda-feira (07), o WTI estava cotado a US$ 69,20 e o Brent a 71,48
Autor: ,postado em 08/06/2021
Comentários
Não há comentários para essa notícia