×

Zona 30, Salvador ganha novo conceito de engenharia de tráfego


Zona 30, Salvador ganha novo conceito de engenharia de tráfego

A iniciativa, que integra a mobilização do Maio Amarelo, foi implantada pela Prefeitura e as mudanças entregues pelo prefeito Bruno Reis e pelo superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos, nesta segunda-feira (31), durante solenidade simbólica na Cidade Baixa.

 Em Salvador, as melhorias do Zona 30 ocorreram na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares). Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h, tornando o trânsito mais humanizado. Além da readequação da velocidade viária, também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres.

 Aliado a isso, houve ainda decoração urbana, promovida por equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), com instalação de bancos, esculturas e plantas. A ação resultou em um aspecto mais agradável às vias, fazendo com que o cidadão se sinta acolhido. 

 “Aqui no Bonfim havia desorganização grande no trânsito, com frequência de acidentes Está comprovado que não há melhor decisão para diminuir o número ocorrências do que a redução das velocidades das vias. Isso não compromete o fluxo do trânsito. Pelo contrário, a partir de ordenamento, na prática, o tempo de deslocamento acaba sendo menor”, destacou o prefeito, anunciando que medidas viárias similares serão adotadas em outras regiões da cidade.

 Redução de acidentes – Criado na Alemanha, o Zona 30 já é adotado em diversas cidades da Europa e do Brasil. Esse conceito tem se mostrado uma solução bastante interessante para ser aplicada em locais específicos, já que a implantação necessita de um estudo prévio do comportamento do tráfego no local, priorizando áreas residenciais ou com grande densidade de pedestres. 

 A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas por Salvador desde 2013 no quesito segurança viária. Inclusive, como lembrou o prefeito, a cidade alcançou, com três anos de antecedência – isto é, em 2017 –, uma meta firmada junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, cujo prazo era 2020.

Novamente, a capital baiana firmou compromisso para avançar ainda mais na segurança viária. “Fomos a primeira Prefeitura do Brasil, este ano, a renovar esse compromisso com a ONU. Até 2030, a meta é reduzir em mais 50% o número de mortes no trânsito e, para isso, avançaremos em ações como o Zona 30 pela cidade”, frisou.

 Avaliação – Quem mora na região do Bonfim aprovou o novo conceito de mobilidade. “A sinalização está mais reforçada, trazendo mais segurança para aqueles que são mais vulneráveis no trânsito, que são os pedestres. Aqui é uma área com muitas casas e, agora que ela foi toda revitalizada, muita gente tem saído mais para caminhar”, afirmou o marceneiro José Diniz, 58 anos.

 A aposentada Eliana Pereira, 72 anos, acredita que as intervenções trazidas pelo Zona 30 vão promover a reeducação das pessoas. “Muitos motoristas são apressados demais e a velocidade em excesso é o que justamente resulta em atropelamentos, batidas. Numa via com o trânsito mais calmo, ocorrências do tipo tendem a ocorrer bem menos. Ter ruas e avenidas seguras é direito de todos nós cidadãos e acho tudo isso pode ser proporcionado a partir de ações como essa que a Prefeitura está fazendo”, aprovou. 

Exemplos – O Zona 30 foi o tema da Semana Global de Segurança Viária promovida pela Organização das Nações Unidades (ONU) este ano, que aconteceu entre os dias 17 e 23 de maio, visando reduzir acidentes e lesões no trânsito. Com o tema “Ruas Pela Vida”, a semana objetivou garantir o cumprimento de velocidades baixas em vias urbanas e conquistar apoio local para se ter cidades mais seguras, saudáveis e habitáveis

 Cidades como Nova York, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo estão readequando as velocidades das vias, entendendo que essa é uma das formas mais efetivas de se evitar mortes no trânsito. A velocidade inadequada, ou seja, demasiadamente alta para a via, ou excessiva, acima do limite permitido, são algumas das principais causas de acidentes com gravidade no mundo. 

Por isso que entidades internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendam a adequação das velocidades no trânsito como forma de diminuição de acidentes. Segundo a OMS, uma redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos sinistros fatais. 

Um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que um atropelamento a uma velocidade de 60km/h equivale a aproximadamente uma queda do 6º andar, com 98% de chance de o pedestre morrer. Ou seja, quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maiores serão o impacto, o risco de ocorrência de acidente e a gravidade com que o acidente ocorre.

 Balanço – De janeiro a abril deste ano, a Transalvador registrou 57.401 infrações por excesso de velocidade. Este número é 50,5% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 116.355 notificações foram emitidas por esse tipo de infração. Mesmo com essa diminuição, os números ainda são expressivos e demonstram a necessidade de atenção ao trânsito.

 

 

Autor: ,postado em 31/05/2021


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade