Horta Comunitária:

Lançado em 2020, o condomínio residencial Vivve
“Os benefícios de uma horta comunitária vão além da possibilidade de uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos”, afirma Mirela Carvalho, professora do curso de nutrição da UNIFACS. ‘O cultivo caseiro pode gerar economia e ser uma excelente opção de lazer, pois é um contato direto com a natureza”.
De grande contribuição para saúde mental, a professora ainda explica que esse contato com a natureza e com a própria alimentação, pode aliviar angústias do dia a dia, sendo uma forma de suavizar os pensamentos, relaxando mentes cansadas e estressadas, especialmente importante nesse contexto de pandemia.
Plantar e colher
No projeto Vivver Ulysses, a horta possui cerca de 100 m2. E, segundo Mirela, as opções para esse tipo de cultivo são diversas, desde frutas, leguminosas, temperos, até outras possibilidades, como a erva doce, hortelã, cidreira, boldo, normalmente utilizadas para chás.
Já depois de plantada, antes de consumir os alimentos, a professora destaca a importância da higienização e recomenda: “antes de usufruir da sua colheita, deixe em molho com hipoclorito e água (1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água), por 15 minutos”.
Muito além do alimento
Além dos alimentos frescos e o contato com a natureza, a horta também pode ser um fator de embelezamento e aprendizado, dando espaço para criação de novas habilidades e para educação ambiental. A prática ainda contribui com a sustentabilidade, pois ajuda na absorção do CO², atrai pássaros e refresca ambientes.
Fora do quesito ambiental, o espaço também pode abrir as portas para socialização entre os vizinhos que escolhem como cuidarão do espaço: por meio de grupos, dividindo atividades e tarefas, escolhendo o que e quem irá plantar.
"Com esse projeto, nossa intenção é criar um espaço que possa ser usado tanto pelas crianças, como os adultos", explica o arquiteto da Pejota, André Matos. “Pensamos em um local de lazer saudável e, no futuro, quando esse momento difícil que estamos vivendo passar, um local de brincadeiras e socialização”, conta.
Autor: ,postado em 31/05/2021
Comentários
Não há comentários para essa notícia