Ações de limpeza nos canais são reforçados durante Operação Chuva
Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 15 ações de limpeza já foram realizadas ou estão em execução no município. Dentre os locais beneficiados estão o Rio Trobogy, em Patamares, e os canais do Bairro da Paz; Terracom, em Valéria; Saboeiro, em Narandiba; e na Rua da Creche, em Castelo Branco, contabilizando uma extensão de quase 4km.
De acordo com o secretário da Seman, Luciano Sandes, as ações de limpeza são continuadas e atendem a uma programação prévia. “A duração de cada intervenção é variada e depende da extensão do rio ou canal. Infelizmente, por conta do despejo de esgoto indevido nos canais, aumenta a proliferação de algas e outros microrganismos que contribuem para a infestação de mosquitos, pernilongos e muriçoca”, disse.
Este problema, segundo a Seman, é ambiental e sazonal, pois é verificado em determinadas épocas do ano e geralmente ocorre após os períodos de chuva. Isso faz com que os mosquitos se reproduzam em locais onde as águas se encontram paradas e poluídas por fossas e esgotamento sanitário.
Outro problema comum nas ações de limpeza é o material constantemente retirado dos canais, a exemplo de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e até carcaças inteiras de veículos. Esse montante, descartado de forma irregular pela população, acaba obstruindo as redes de drenagem que, no período chuvoso, provoca alagamentos e até mesmo o retorno desse lixo acumulado à superfície.
Solicitações – O trabalho da Seman é realizado durante todo o ano. Existe uma programação prévia que pode variar de acordo com a necessidade ou emergência de cada local. Os serviços do órgão podem ser solicitados através do Fala Salvador pelo número 156, pelo site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão.
Autor: ,postado em 14/04/2021
Comentários
Não há comentários para essa notícia