Hosptal inicia Programa de Transplante Renal em Salvador

Na Bahia, existem aproximadamente oito mil pacientes portadores de doença renal crônica em diálise. Destes, 10% estão na fila de espera para um transplante renal, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Estimando que 15% dos pacientes em diálise tenham saúde suplementar e que 40% seriam elegíveis para o transplante renal, cerca de 360 pacientes por ano poderiam realizar transplante renal na Bahia, através de seu convênio.
Para reforçar o atendimento diante da alta demanda, o Hospital Cárdio Pulmonar passa a oferecer este mês o serviço de transplante renal. A unidade se tornou um centro habilitado e autorizado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o transplante com doadores vivos ou falecidos, obedecendo a todos os critérios do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) após um demorado processo de avaliação e credenciamento realizado pelo MS.
Na Bahia apenas mais dois hospitais realizam o procedimento na rede particular – um em Salvador e outro em Feira de Santana - e os Hospitais Ana Nery, Roberto Santos e Pedro Alcântara (também em Feira de Santana) fazem pelo SUS. No Brasil, há cerca de 133 mil pacientes com Doença Renal Crônica realizando diálise, sendo quase 8mil na Bahia, segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Cerca de 80% desses pacientes encontram-se na faixa etária de 20 a 74 anos e, em média, 30% deles seriam elegíveis para o transplante renal (dados da SBN).
Autor: ,postado em 10/11/2020
Comentários
Não há comentários para essa notícia