Aos 85 anos, a americana Flo Filion Meiler ostenta com orgulho o título de atleta mais velha em atividade no salto com vara. Recordista mundial em sua categoria, ela costuma disputar outras dez provas em eventos master pelo mundo e concilia a rotina de treinos com palestras motivacionais em centros para idosos nos Estados Unidos. Um dos exemplos de inspiração reunidos no documentário "Body+ – Corpo sem limites", do Olympic Channel, que conta a história de cinco atletas que redefinem o conceito de corpo perfeito para o esporte. A "Faixa Olímpica", no SporTV 3, exibe o filme nesta sexta-feira, à 0h30.
00:00/09:35
Corpo sem limites - A história de Flo Meiler
– Meu lema é: nunca é tarde demais. Acho que muitos pensam que a partir dos 65 anos, devem desacelerar um pouco, mas isso depende de cada indivíduo. Acho que mantendo seu corpo e mente ativos, você encara o mundo de uma forma diferente – diz a recordista mundial do salto com vara na categoria 85-90 anos, com 1,54m. – Essa é minha prova preferida. Parece que estou voando, é difícil explicar.
Flo Meiler finaliza um salto durante treinamento — Foto: Getty Images
Meiler, que começou no atletismo aos 60 anos, já levou muita gente para as pistas. Em suas palestras, encoraja outros idosos a levantarem do sofá.
– Muita gente vem até a mim e diz: "Você é uma inspiração. Quero fazer algumas das coisas que você faz". É muito divertido – diz Flo, repetindo um conselho que considera fundamental. – Sempre digo que encontrem um amigo, um parceiro atlético para caminhar, para que tenham alguém com quem conversar.
Flo Meiler salta uma barreira durante treinamento nos Estados Unidos — Foto: Getty Images
Atual parceira de treinos de Flo, Jill Broderick é prova viva do impacto que ela provoca quando entra na pista.
Ter um exemplo e mentores é muito importante, e certamente para Flo e para mim, o modelo que tínhamos não incluía ser forte, desafiar a si mesma e ser o melhor possível – diz.
Body+ – Corpo Sem Limites
Além do perfil de Flo, o documentário "Body+ - Corpo sem limites" traz outras quatro histórias inspiradoras. Aaron Wheelz Fotheringham, pioneiro dos esportes radicais em cadeiras de roda; Gallaudet, o único time de basquete dos Estados Unidos composto exclusivamente por jogadores surdos; Ragen Chastain, a mulher mais pesada a correr uma maratona; e Ibrahim Hamadtou, o mesatenista paralímpico que joga com a boca são os outros destaques do filme.