O técnico Roger Machado surpreendeu na estreia doBahianaSérie Aao promover mudanças na equipe titular. Peças com histórico no clube, como Fernandão e Lucas Fonseca, foram para o banco de reservas em uma nova formação testada pelo treinador. Com Rodriguinho de “falso 9”, a equipe baiana atuou em um 4-1-4-1 composto por Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo; Élber, Flávio, Daniel e Rossi; Rodriguinho.
O lateral-esquerdo Juninho Capixaba avaliou o novo esquema tático e aprovou a atuação tricolor. O Bahia venceu o Coritiba pelo placar de1 a 0, após se apresentar bem no primeiro tempo, mas cair de rendimento na segunda etapa.
Time muito leve, acabou dando certo para o jogo de hoje. Não sei se ele vai manter, mas para a partida de hoje foi um esquema muito importante. Nos pegou de surpresa, claro, mas a gente se comportou bem e fez uma grande partida.
A avaliação de Juninho Capixaba é que o Bahia, no segundo tempo, recuou por conta da postura do Coritiba, que passou a atacar com mais agressividade em busca do gol de empate. Porém, para o lateral, o time baiano conseguiu suportar bem a pressão adversária.
- Primeiro tempo a gente conseguiu controlar bem o jogo, fez o nosso papel. Creio que foi uma partida difícil, um time muito qualificado como o Coritiba. Na segunda etapa, a gente defendeu um pouco mais, o Coritiba atacou, e a gente soube suportar. Jogo do Brasileirão é assim, com torcida ou sem torcida vai ser uma pressão. Jogando dentro ou fora de casa a gente tem que fazer bons jogos para sair com o triunfo.
Juninho Capixaba deixou o campo na segunda etapa, substituído por Zeca, em virtude do desgaste físico. O lateral terá um intervalo curto para descansar até a próxima partida, mas que ele considera importante. O Bahia volta a jogar no próximo domingo, contra o Bragantino, no estádio de Pituaçu, em Salvador.
- Muito importante. Para nós que estávamos atuando 90 minutos sempre, três dias [de descanso] vão ser importantes para nossa recuperação e chegar bem para jogar contra o Bragantino no domingo.
Para o jogo do fim de semana, Roger deve repetir a formação utilizada contra o Coritiba, já que Gilberto, artilheiro do time na temporada com sete gols, ainda não está recuperado de lesão no joelho.