Nesta terça-feira, a celebração do Dia Olímpico de 2020 contará com atletas e fãs de todo o mundo participando de um "treinão" que vai durar 24 horas e atravessará o mundo. Com os Jogos Olímpicos adiados para 2021 devido à pandemia da Covid-19 e com boa parte dos atletas ainda treinando em casa ou com limitações, o COI (Comitê Olímpico Internacional) vai promover duas ações, uma em seu canal e outra nas redes sociais. Primeiro serão 23 atletas olímpicos passando exercícios físicos em um vídeo que vai ao ar no Olympic Channel. A segunda ação envolverá outra dezena de olímpicos em 20 fusos-horários distintos, sempre às 11 horas (horário local), em um grande treino na conta @olympics, no Instagram.
Em ambos os treinos haverá representantes brasileiros. A jogadora de vôlei de praia Ágatha Rippel, medalha de prata nos Jogos do Rio 2016, estará no primeiro vídeo. Já o jogador de tênis de mesa Hugo Calderano, atual 6º colocado do ranking mundial, estará ao vivo às 11h (de Brasília) no Instagram. O mesa-tenista está em férias, na Alemanha, enquanto a medalhista das praias segue treinando no Paraná, separada de sua parceira Duda Lisboa.
O único atleta de todo o mundo que estará nas duas ações do COI é Pita Taufatofua, do taekwondo e do ski cross-country, mais conhecido pela alcunha de Besuntado de Tonga, por causa da sua forma peculiar de exibir o corpo com óleo vestido em traje típico nas cerimônias de abertura das últimas Olimpíadas de verão e inverno segurando a bandeira do seu país.
Também farão parte da ação internacional no Dia Olímpico a medalhista de ouro dos 1.500 metros Faith Kipyegon, do Quênia, o pentacampeão olímpico do biatlo Martin Fourcade, da França, a candidata a uma vaga em Tóquio pelo Time dos Refugiados, a iraniana Dina Pouryounes, do taekwondo, e a nadadora norte-americana Jessica Long, dona de 23 medalhas em Paralimpíadas. Veja a lista completa abaixo.
- Celebrar o Dia Olímpico pode parecer muito diferente de todos os anos anteriores, mas, ao mesmo tempo, neste dia 23 de junho nossa mensagem é sobre o poder do esporte para trazer esperança e otimismo a todos ressoa ainda mais. Vamos nos unir para usar esse poder do esporte para preparar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 adiados como um momento de solidariedade e resiliência da humanidade - disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.
Pita Taufatofua com traje típico de Tonga na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang — Foto: ARIS MESSINIS / AFP
O Dia Olímpico comemora o nascimento dos Jogos Olímpicos modernos, em 23 de junho de 1894. A celebração existe desde 1948 para promover a participação no esporte independentemente da idade, gênero ou capacidade atlética, além de ser uma oportunidade para celebrar os valores olímpicos em todo o mundo.
- Com a crise global do coronavírus, todos nós vivemos com muita incerteza sobre o futuro. Nestes tempos difíceis, precisamos dos valores do esporte, nossos valores olímpicos compartilhados de excelência, amizade, respeito e solidariedade, mais do que nunca. A chama olímpica pode ser a luz no fim do túnel escuro em que todos nos encontramos agora. No dia olímpico, estamos enviando esta mensagem olímpica a todos. Por favor, fique forte, mantenha-se ativo, mantenha-se saudável. Nesse espírito olímpico, desejo a todos um maravilhoso dia olímpico de 2020 - conclui o presidente do COI.