A seleção brasileira feminina faz nesta terça-feira uma última atividade antes da estreia no Torneio da França, contra a Holanda. Por causa de um atraso no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, devido à presença de um drone, a delegação que veio do Brasil chegou a Valenciennes com oito horas de atraso. Isso gerou desgaste físico, que levou a técnica Pia Sundhage a já decidir dar preferência no primeiro compromisso às jogadoras que atuam na Europa.
- Algumas de nós tivemos uma viagem cansativa, mas queremos esse desafio. Em primeiro lugar, se você viaja e joga, precisa lidar com "jetlag" (descompensação horária). Vamos tentar algumas coisas diferentes com o time titular nesses jogos. Vamos tirar vantagem de que algumas jogadoras atuam na Europa, elas têm mais chance de serem titulares e jogarem por mais tempo contra a Holanda - afirmou Pia Sundhage, durante o atendimento aos jornalistas nesta terça-feira.
"Estamos testando. Veremos escalações diferentes, para dar chances para todo mundo. Faremos isso porque precisamos de respostas. Queremos testar jogadoras em outras posições"
Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina — Foto: Daniela Porcelli/CBF
A estreia do Brasil no Torneio da França será contra a seleção da Holanda, vice-campeã da Copa do Mundo no ano passado, e campeã europeia em 2017. Pia Sundhage fez uma breve análise do que a sua equipe deve encarar no jogo desta quarta-feira.
- Em primeiro lugar, elas jogaram a final. Isso diz muita coisa. É uma equipe muito boa, claro. Nós vamos experimentar um adversário com muito jogo pelos flancos, muitos cruzamentos. É bom para nós isso, para sermos coesos na última linha da defesa. Mas esperamos que elas deixem espaço para contra-ataques, no meio-campo ou na intermediária. Importante estar no lugar certo, na hora certa. Se tomarmos as decisões corretas, pode ser um jogo muito bom.
Ainda por esta competição, o Brasil enfrenta no próximo dia 7 a França, também em Valenciennes. Será a reedição do confronto das oitavas de final da última Copa do Mundo. O último jogo será no dia 10 de março, contra a seleção do Canadá, em Calais. Essa última partida terá transmissão da TV Globo. Todas serão exibidas pelo SporTV.
- Serão três jogos diferentes, contra times muito bons. Acho que teremos algumas respostas depois dessas partidas sobre o que precisamos trabalhar (para as Olimpíadas) - disse Sundhage.
O Torneio da França serve como preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em julho. Ainda há programado um amistoso no dia 14 de abril diante dos Estados Unidos. A CBF encaminha também os últimos detalhes de contrato com o Japão para outros dois jogos, em junho.