campeonato baiano de taekwondo para autista

A Associação de Amigos do Autista da Bahia – AMA/BA é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que se constitui como Centro de Referencia no Estado, com reconhecimento de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Desde a sua fundação, há 16 anos, presta serviços de diagnóstico clínico e educação especializada às crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assistência às famílias da capital e interior.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade e compromete todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando as condutas comportamentais e o convívio social, sendo uma condição que prossegue durante toda a vida e se não for proporcionado um programa de intervenções poderá haver agravamento do quadro.
Sobre o projeto de Taekwondo com Crianças e Jovens com TEA e seus benefícios:
O esporte tem significativa relevância para o desenvolvimento físico e motor de qualquer sujeito. Para pessoas com TEA agrega grande valor por estimular a interação a partir do seu professor, ampliando para o contato mais receptivo com os pares numa proposta de interação social estruturada e, portanto, é uma reconhecida ferramenta de inclusão social. Outros benefícios podem ser relatados como a aquisição da consciência corporal, redução dos maneirismos, planejamento e controle motores, maior atenção para os comandos, orientação espacial e memória.
Sobre a relevância da ação voluntária para ONG:
Organizações do Terceiro Setor dependem das iniciativas do Poder Público e também do apoio da sociedade civil para manter o trabalho. O Projeto de Taekwondo Adaptado para Pessoas com Autismo realizado na AMA-BA é uma ação voluntária sem custos para Organização ou para as famílias e as aulas acontecem regularmente, duas vezes por semana, incluídas desde 2017 no Programa de Atendimento que é oferecido, sob a execução e coordenação do Professor Rafael Caribé, que pontualmente convida outros desportistas a conhecerem e abraçarem a causa, tecendo uma rede de parcerias que fortalece a missão.
Idealização do Projeto:
O Professor Rafael Caribé é faixa preta de Taekwondo, contando com 23 anos dedicados à esta arte marcial e sempre envolveu-se em ações voluntárias por acreditar que pessoas são capazes de mudar o mundo a partir de projetos sociais.
Outras experiências de Taekwondo para pessoas especiais similares são relatadas, com resultados bastante positivos, no mundo. No entanto na Bahia, não encontram-se registros o que leva ao entendimento de ser inédito, podendo ser estudado e a partir de resultados positivos obtidos, considerado como uma nova abordagem terapêutica.
Primeiros Resultados:
A aceitação dos alunos com TEA à aprendizagem nas aulas de Taekwondo é muito importante por tratar-se de uma proposta nova, com a qual os mesmos vêm interagido e respondendo com prazer, interesse e atenção.
Discretamente, são observadas mudanças positivas de comportamentos, para problemas comuns ao transtorno como estereotipias, reações inadequadas às frustrações, ausência de interação com outros, auto e heteroagressividade, pouca consciência corporal e atenção dispersa.
Em 2018, tivemos a participação de uma aluna no Campeonato de Taekwondo em Lauro de Freitas, Andressa Kelly, que de forma exitosa, arrancou aplausos do público.
A outra evolução foi este ano de 2019, onde foram 04(quatro) aluno da AMA-BA participaram do Iº Open AMVOX de Taekwondo, com excelentes resultados.
Domingo, 29, acontecerá o Campeonato Baiano de Taekwondo, na Adelba, a partir das 09:00h, ondeteremos 04(quatro)alunos, Gabriel Bruni, Andressa Kelly, Kauã Cedric e Italo Silva, na oportunidade, a disputa valerátítuloEstadual.
Na continuidade, certamente outros benefícios serão identificados e divulgados, tornando a experiência da arte marcial Taekwondo com pessoas com autismo, reconhecida como inovadora e exitosa.
Rafael Caribé- Faixa Preta 1º Dan Taekwondo
Contato: 71 98520-2732
Email: [email protected]
AMA- Associação de Amigos do Autista da Bahia 71 3363-4463
Autor: ,postado em 26/09/2019
Comentários
Não há comentários para essa notícia