É de transtornos o primeiro dia da greve dos bancários em Salvador

Se depender dos bancários, a greve deste ano está longe de acabar. Da Fazenda Grande ao Comércio, nos mais diversos bairros de Salvador, a categoria estava de braços cruzados nesse primeiro dia de greve.
De acordo com o presidente do sindicato dos bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, a tendência é que com o passar dos dias, mais bancários abracem a causa. “A greve começa forte, com grande adesão em todo o país. Os bancários estão mobilizados para derrotar a intransigência dos banqueiros. Com o passar dos dias, a tendência é que o movimento ganhe cada vez mais força”, pontuou.
Antes do anúncio da greve, aconteceram sete rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), todas elas consideradas insignificantes pela categoria. Os bancos oferecem reajuste de 7%, mas os trabalhadores querem 12,5%, que segundo eles representa 5,4% de aumento real do salário.
Além disso, eles buscam participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247; vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta, auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês, gratificação de caixa, no valor de R$ 1.042,74; gratificação de função equivalente a 70% do salário do cargo efetivo; e vale-cultura de R$ 112,50 para todos trabalhadores.
Procon entra em ação
O Procon-BA notificou ontem as agências bancárias acerca dos esclarecimentos quanto às ações planejadas para a implementação do cumprimento dos direitos dos consumidores durante o período de greve.
Os bancos têm três dias para aplicar as seguintes medidas alternativas: disponibilização e abastecimento de caixas eletrônicos de autoatendimento no interior das agências; disponibilização de serviços On-Line para realização de pagamentos; Informação aos clientes dos serviços por telefone – SAC; informação aos clientes sobre a possibilidade de pagamento das faturas nos correspondentes bancários (lojas próprias, supermercados, postos de atendimento, casas lotéricas).
O órgão informou ainda que o consumidor que se sentir lesado poderá dirigir-se a qualquer unidade do Procon, encaminhar sua denúncia para o email ([email protected]), através do Procon
Autor postado em 01/10/2014
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